quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Os planos de Deus que às vezes não entendemos

Gosto de falar sobre realização de sonhos, pois estou começando a vê-los na minha vida e na minha família. Por que eu bem sei os pensamentos que penso sobre vós, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal para vos dar o fim que esperais (Jr. 29.11). A Bíblia inteira é um mistério. É um simples e poderoso manual de sobrevivência num mundo frio e tenebroso, onde seu uso correto se faz ao ouvir da boca do próprio Deus. Mas se tem algo que desperta a minha curiosidade dentro desse mundo é essa promessa de Deus descrita no livro de Jeremias.

Bom seria se todos os homens da face da terra tivessem sonhos, planos e estratégias para realizá-los. Se pararmos para pensar, se todos fossem assim, dois fatos seriam inevitáveis: ou todos seriam felizes devido a metas alcançadas ou todos, sem exceção, até mesmo os cristãos, seriam pessoas destruídas, uma vez que para alcançar um objetivo a concorrência pelo cumprimento das metas é feroz. Eu era muito sossegada. Gostava de imaginar a vida dos artistas de TV, dos ricos e famosos. Como faziam para obter tanto sucesso? Por que uns conseguem realizar sonhos e outros não?

Deus não dá sua glória a ninguém. Ninguém é digno e graças a Deus por isso. Mas, suponhamos que você tenha sido convidado pelo próprio Deus para ocupar, por um dia, o lugar dEle sobre o universo. O que você faria? Como resolveria os problemas da humanidade e o mais importante: como realizar Seus planos e sonhos nas nossas vidas?

Realmente não dá para se imaginar no lugar do Senhor, pois só Ele é onipotente, onipresente e onisciente. Deus sabe todos os nossos caminhos e conhece o nosso coração (Sl.139). Fico pensando no que Deus pensa a seu respeito e ao meu. Nosso estilo de vida, decisões importantes para serem tomadas, projetos a serem realizados. É interessante notar que o próprio Deus fala que Ele tem pensamentos de paz para nossa vida para nos dar o que esperamos. Sim, Ele nos dá o que esperamos, quando com paciência esperamos nEle (Sl. 40). Lembro-me como se fosse ontem, quando fui prestar vestibular. Prestei vestibular para os cursos de Comunicação Social (onde me habilitei em jornalismo) e Engenharia Civil. Eu não sou muito fã da matemática, mas gostei de engenharia, pois eu sempre gostava de desenhar plantas de casas de vários modelos e tamanhos. Passei nos dois cursos, mas você já sabe por qual curso optei. O curioso é que quando prestei para comunicação, eu mal sabia o que era jornalismo, tampouco a própria Comunicação Social em si. Comecei a estudar este curso não porque eu gostava, mas porque era o único curso pelo qual eu poderia pagar. No começo eu não gostava do curso. Confesso que a situação chegou a um ponto que eu quase quis parar, mas meus pais não deixaram. Queria mesmo fazer música. Entretanto, um dia, conversei com o pastor da igreja na época dizendo que eu iria parar o curso, com a bênção de meus pais ou não (até porque, no começo, meu pai me ajudava a pagar a faculdade). O pastor simplesmente me disse: “Não pare, você não sabe o que Deus tem para você lá na frente”. Aquela palavra me marcou e por isso prossegui com o curso até o final onde me formei em fevereiro de 2003. Graças a Deus consegui me formar gostando muito do que estudei. O curso foi de grande proveito, pois com isso pude usar essa habilidade para aquilo que o Senhor preparou para mim. Agora, depois de alguns anos, vem à minha memória o que Deus disse ao povo de Israel por meio do profeta Jeremias. Quando medito nisso, consigo descansar no Senhor lembrando de cada necessidade suprida ao longo dos anos na faculdade, porque Ele simplesmente sabia o que tinha para mim.

São muitos os sonhos de Deus para a nossa vida que não entendemos, ou que pelo menos, não queremos entender. Um emprego numa cidade distante, a intercessão de alguém pela sua vida por uma causa, um curso que não é o que projetamos para nós. Como o apóstolo Paulo disse na primeira epístola aos Coríntios: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para aqueles que o amam (1Cor. 2.09.) Como é tremenda essa promessa! Meu coração salta de alegria ao saber dessa verdade. Por isso quero encorajar você a traçar metas, objetivos e planos na sua vida que com certeza Deus o honrará como fez a mim. Com isso, assim como eu, você poderá experimentar o que Deus tem para nós: pensamentos de paz e não de mal, para nos dar o fim que esperamos.

Jaqueline Santos
Jornalista e colaboradora do portal Lagoinha.com

Nenhum comentário: