quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Adoração

O objetivo principal de homens e mulheres é a comunhão com Deus, e a expressão final desta comunhão é a adoração. Como um povo e como pessoas, os Cristãos devem viver com louvores a Deus em seus lábios, quer na prosperidade ou na adversidade.A adoração tem primazia em nossas vidas diante de Deus como pessoas e como igrejas. Como povo de Deus, nós regularmente nos reunimos para cantar louvores ao Senhor e para compartilharmos seus gloriosos feitos. Todos os crentes são sacerdotes diante de Deus, por isso uma participação ativa na adoração é essencial à vida Cristã que temos em comum.
Se você disser, "Louvado seja o Senhor!" a um crente em Gana, a resposta imediata será "Aleluia!" e com uma expressão sincera e vigorosa! Se você continuar a dizer, "Louvado seja o Senhor!" três ou quatro vezes sucessivamente, você provavelmente dará início a um culto espontâneo de adoração. Eu sei disso porque aconteceu comigo! Em nossa recente conferência em Mansfield, eu disse esta frase aos nossos cinco maravilhosos convidados de Gana. Após repeti-la várias vezes e ouvir imediatamente as respostas, fomos envolvidos por aquela atmosfera da presença sublime de Deus e por um contentamento que alimenta a alma e nos faz lembrar de um futuro inacreditável. Éramos seis criaturas glorificando nosso Criador com simples frases que começaram de modo superficial e terminaram em uma “emboscada” divina que nos levou a um júbilo indescritível.Pouco antes de meu primeiro aniversário de conversão a Cristo, participei de um retiro conduzido por Dick Eastman, um irmão que tem se destacado através dos anos como forte líder na área da oração e intercessão. Durante aquele tempo no Camp Courage em Minnesota, ele nos determinou que andássemos por aquela maravilhosa propriedade, encontrássemos um lugar isolado e pedíssemos a Deus uma visão. Talvez eu tenha interpretado mal aquela tarefa. Eu contava com uma experiência apocalíptica, repleta de anjos e carruagens. Lamentavelmente, atrasei-me um pouco e todos os bons lugares para ter aquele tipo de revelação acabaram sendo ocupados. Fui relegado à uma área meio pantanosa próximo ao lago. Estava um pouco úmido, nublado e abafado, entretanto eu estava pronto para que os céus abrissem seus tesouros à minha alma ansiosa. Nós tínhamos cerca de uma hora e meia para buscar aquela visão, então comecei a me dedicar exaustivamente tentando ajudar Deus com o trabalho. Nada. . . nada. . . nada. . .oh, espere, isto é uma . . . nada . . talvez uma, uh, eu acho que vi uma . . . nada. Realmente nada depois de 45 minutos de esforço contínuo. Naquele estado, acabei desistindo e decidi apenas me ajoelhar naquele brejo, levantar minhas mãos aos céus e adorar a Deus, quer Ele me desse uma visão ou não. Depois de alguns minutos de adoração simples, o Espírito Santo gentil e graciosamente comoveu a minha alma com este pensamento: "O que você está fazendo neste exato momento é a mais alta expressão de um ser humano ao seu Criador." Eu chorei, adorei, solucei e me deleitei na presença de Deus. Agora, toda vez que vou àquele acampamento ( provavelmente 20 vezes desde aquele primeiro retiro, eu retorno àquele lugar). Ele está diferente, mais projetado (tem até um bonito banco de madeira), em meu interior falo com Deus: este lugar é meu. E quando me sento lá diante de Deus, posso ouvir novamente aquela verdade integral – que a rendição da minha alma para honrar o único e verdadeiro Deus nas Escrituras é a mais alta expressão de um ser humano e, verdadeiramente, a entrada para uma contínua comunicação com o Altíssimo.Quando Jesus falou àquela mulher Samaritana, Ele falou-lhe de uma fonte especial que traz a vida eterna. Que presente inacreditável para uma personalidade humana completamente destruída! Jesus a convida a deixar seu passado religioso, Ele argumenta e faz com que ela saiba que o Pai, o único Deus verdadeiro do universo, tem procurado por ela – Ele a conhece – Ele a quer —"Mas vem a hora , e já chegou, quando os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores" (João 4:23). Jesus oferece a ela a verdade máxima — a rendição autêntica, a confissão e deleite na Pessoa de Deus. O catecismo de Westminter resume isto quando retrata o objetivo principal de um ser humano—"glorificar a Deus e deleitar-se nEle para sempre."O que acontece a cada Domingo na adoração é de caráter formativo para a comunidade do povo de Deus. Devemos impregnar a realidade com músicas de louvor, com oração, com a Palavra, sacramento, ofertas e presentes, tudo aquilo que constitui aspectos da adoração do corpo da igreja. E devemos ir mais além até que possamos atrair o amado rebanho de Jesus numa adoração conjunta e participante. O que deve estar bem claro é a verdade de que a adoração nunca é passiva. Nós nos reunimos para adorarmos a Deus de forma ativa, para bendizermos ao nosso Criador e Redentor. Quando eu era um jovem Cristão, Deus falou ao meu coração sobre como eu deveria me portar durante um culto de adoração (e, no que diz respeito ao assunto, em tudo o que eu executasse e, até mesmo, em meus relacionamentos). Eu deveria ter a postura de Seu servo, e como tal, tive que adotar esta nova maneira de agir:Estar atentoEstar disponívelSer obedienteAinda ouço aquelas determinações em quase toda reunião. Às vezes ouço, “Acalme-se”, e regularmente fico em dúvida sobre o que dizer ou fazer, então apenas espero. Nossa adoração em grupo na Comunidade Cristã da Igreja tem um fluxo litúrgico (Louvores e Exaltação ao Senhor, a demonstração dos Talentos, o Compartilhar com os Irmãos, as Ofertas e os Anúncios, o Estudo da Palavra, o Sacramento, a Oração e a Confraternização de toda a Igreja). Alguns empalideceriam ante a palavra “liturgia” mas em grego, “liturgia” significa simplesmente “o trabalho do povo." É a forma como nos damos a Deus, quer seja através de um roteiro altamente elaborado ou de forma totalmente espontânea. Mas a questão primeira é amar a Deus, não é? Você ouviu aquelas três determinações (atenção, disponibilidade e obediência)? Deixe-me convidar-nos a introduzir isto em nossas devoções pessoais, na vida familiar, na adoração em grupo e em nossos relacionamentos com outras pessoas no mundo. Nós todos somos chamados para sermos adoradores em tempo integral, como Davi. Há um salmo para cada ocasião, apropriado para cada circunstância e reviravolta da vida. Deus é para ser adorado em todo lugar, em todos os tempos e em toda circunstância. Uma fonte interna nos aviva e Seu Espírito nos socorre e conduz ao lugar da rendição e da obediência.A graça de Deus a todos vocês e uma profunda alegria no Espírito Santo

Fonte: http://www.heloisarosa.com.br/

Nenhum comentário: