segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Cauterizados pelo Espírito


"Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo; pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois co-participantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando." (I Pe 4:12-13.)


Quando aceitamos a Jesus como o nosso Salvador pessoal, afirmamos, com o coração inflamado de amor, que tudo faremos pelo nosso Senhor e que por Ele suportaremos todas as dificuldades que surgirem. Declaramos, pelo batismo e também com palavras, que morremos para o mundo. Mortos! Como nos "orgulhamos" de estar mortos para todas as paixões do mundo. Entretanto, vez por outra surpreendemo-nos em situações muito delicadas. Não me atrevo a enumerá-las, pois cada um sabe o que se torna "delicado" em sua vida. Problemas são sempre problemas, gigantescos ou suportáveis, dependendo do contexto de vida e da maturidade individuais. Apesar disso, todos passamos pelos mesmos fogos. Enfrentamos o fogo da fornalha e experimentamos o fogo da sarça ardente. 

Quando defrontamos com o fogo da fornalha, nem sempre temos a mesma fé que tiveram Sadraque, Mesaque e Abede-Nego ao negarem se a dobrar diante dos deuses e a adorar a imagem de ouro que o rei Nabucodonosor havia levantado: "Se o nosso Deus, a quem servimos, quer livrar-nos, ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das tuas mãos, ó rei. Se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que levantaste." (Dn 3:17-18.) Às vezes titubeamos e por pouco não caímos de joelhos diante deles. Não se escandalize, pois eu falo de nós mesmos, crentes em Jesus, filhos de Deus, herdeiros de Suas promessas. Não podemos nos esquecer de que a Palavra de Deus foi escrita para os que crêem, e que nela existem exortações que muita gente acredita ter sido deixada pelo Senhor somente para os incrédulos. Cuidado! Porque os que assim pensam estão ainda mais propensos à queda, pois está escrito: "Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia." (I Co 10:12.) 

Hoje, nós, filhos de Deus, não nos dobramos diante de ídolos de barro, de pedra ou de bronze, nem somos constrangidos por Nabucodonosor, mas somos constantemente tentados por Satanás com as formas mais sutis do pecado. Formas atraentes que parecem inofensivas a princípio, mas que levam seus aventureiros direto para a cova do pecado. E, sem perceber, muitos são totalmente enredados por ele. Haveremos de ter cuidado, pois não tropeçamos em montanhas e sim em pedrinhas. Se você estiver sentindo o calor da fornalha, lembre-se de que o quarto homem está ao seu lado. Jesus nunca nos abandona, apesar de muitas vezes virarmos-Lhe as costas. Em momentos de grande aflição temos de fazer como o salmista e elevar os nossos olhos para os montes, porque somente de lá pode nos vir o socorro. Às vezes queremos obter respostas humanas, "receitas" infalíveis de como sair de fogo tão ardente. Elas não existem!
Conselhos e amigos podem nos ajudar, mas só Deus pode mudar a direção dos nossos passos, só Ele tem poder para sustentar os nossos joelhos para que não nos dobremos diante de "imagens" tão encantadoras. Para cada pessoa, o fogo da provação arde com uma intensidade diferente; essa dor é individual. O que para mim é fácil superar, para você pode ser uma batalha sangrenta. As águas que eu atravesso pelos joelhos, podem lhe chegar ao pescoço e vice-versa. Não medimos lutas e desafios, apenas os enfrentamos, contudo há de se ter coragem e fé. A Palavra de Deus afirma que a fé é a vitória que vence o mundo. Ainda que a batalha pareça perdida, não esmoreça, caminhe firme, confiante que o quarto homem está ao seu lado. 

Quando decidimos nos manter íntegros mesmo diante do calor da fornalha, passamos então pelo fogo de Deus. O fogo do Espírito que vem para nos provar, para cauterizar as feridas abertas. O pecado abre profundas rachaduras em nossa alma, e Deus precisa curá-las para que de novo estejamos santificados em tudo; para que o nosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo (I Ts 5:23). Mas o cautério do Senhor também pode trazer dor. Não que o Pai assim queira, mas porque apesar de nos declararmos "mortos", permanecemos muito vivos. Entretanto, não podemos fugir deste fogo, pois ele é a garantia da nossa reabilitação espiritual. O fogo da cauterização divina arde em nós assim como o fogo da sarça ardente: ele queima, mas não nos consome a vida. Como perceber que se está sendo tratado pelo fogo de Deus? Esta é uma percepção muito particular, pois Deus trata cada um de Seus filhos de forma individual. Entretanto, algo pode sinalizar a cauterização pelo fogo do Senhor: é a quietude interior. A ferida ainda dói, porém não é mais aquela dor latejante, é uma dor que faz "ver" a cicatrização, a cura total. Se você ferir profundamente o braço, verá o sangue jorrar e, junto com a dor, pode vir o desespero. Mas quando a ferida está sendo cicatrizada, a dor torna-se suportável, e dia a dia você verá aquele ferimento se fechando até que somente a cicatriz indicará que ali existiu uma ferida. 

Assim é conosco. As feridas provocadas pelo pecado, seja ele de que natureza for, sangram e nos fazem sentir apavorados, todavia, quando buscamos a tempo o "medicamento" eficaz, por maior que seja a dor, a ferida vai cicatrizar. Deus usará o Seu cautério e o fogo do Espírito nos provará e nos sarará. Assim, além de sermos curados pelo poder do fogo de Deus, seremos nós, sarças que, ardentes, manifestarão o poder de Deus.

Se você vir alguém experimentando o fogo da fornalha, não critique nem condene. Não podemos nos esquecer de que somos feitos do mesmo barro, sujeitos às mesmas quedas. Considerar-se imune ao pecado é o primeiro passo para a queda. Por isso, ore e ajude nessa hora. Se for você quem estiver sentindo o calor da fornalha, saiba que outras pessoas podem estar vivendo situações semelhantes. Não se desespere, mas seja cuidadoso(a), porque o fato de não ser o(a) único(a) a passar pela prova não isenta você de buscar o conserto com Deus. 

Em Cristo somos mais que vencedores! "Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. De maneira que eu, de mim mesmo, com a mente, sou escravo da lei de Deus, mas, segundo a carne, da lei do pecado. Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte." (Rm 7:24-25; 8:1.)

Nenhum comentário: