quarta-feira, 16 de julho de 2008

Em fé

Caminhar em fé é continuar andando em direção a Jesus apesar dos problemas e controvérsias que a vida nos traz. É fazer como aquela mulher hemorrágica e como Jairo (Lucas 8:40 a 56), que foram em direção à pessoa principal e certa: Jesus!
"Quando Jesus voltou, a multidão o recebeu; porque todos o estavam esperando. E eis que veio um homem chamado Jairo, que era chefe da sinagoga; e prostrando-se aos pés de Jesus, rogava-lhe que fosse a sua casa; porque tinha uma filha única, de cerca de doze anos, que estava à morte. Enquanto, pois, ele ia, apertavam-no as multidões. E certa mulher, que tinha uma hemorragia havia doze anos [e gastara com os médicos todos os seus haveres] e por ninguém pudera ser curada, chegando-se por detrás, tocou-lhe a orla do manto, e imediatamente cessou a sua hemorragia. Perguntou Jesus: Quem é que me tocou? Como todos negassem, disse-lhe Pedro: Mestre, as multidões te apertam e te oprimem.
Mas disse Jesus: Alguém me tocou; pois percebi que de mim saiu poder. Então, vendo a mulher que não passara despercebida, aproximou-se tremendo e, prostrando-se diante dele, declarou-lhe perante todo o povo a causa por que lhe havia tocado, e como fora imediatamente curada. Disse-lhe ele: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz. Enquanto ainda falava, veio alguém da casa do chefe da sinagoga dizendo: A tua filha já está morta; não incomodes mais o Mestre. Jesus, porém, ouvindo-o, respondeu-lhe: Não temas: crê somente, e será salva. Tendo chegado à casa, a ninguém deixou entrar com ele, senão a Pedro, João, Tiago, e o pai e a mãe da menina. E todos choravam e pranteavam; ele, porém, disse: Não choreis; ela não está morta, mas dorme. E riam-se dele, sabendo que ela estava morta. Então ele, tomando-lhe a mão, exclamou: Menina, levanta-te. E o seu espírito voltou, e ela se levantou imediatamente; e Jesus mandou que lhe desse de comer. E seus pais ficaram maravilhados; e ele mandou-lhes que a ninguém contassem o que havia sucedido".
Jairo venceu o orgulho e foi até Jesus. A Bíblia nos diz que ele era um "príncipe da sinagoga", alguém influente e importante. No entanto ele se humilhou diante de Jesus reconhecendo Sua infinita superioridade e poder diante dele mesmo (Jairo), diante de todas as autoridades eclesiásticas e políticas de sua época, e diante do problema que ele estava enfrentando com relação a sua filha. Jairo reconheceu que Jesus era maior que tudo isso, inclusive, maior que a incredulidade daqueles que foram os "profetas da desgraça", os que foram levar a notícia da morte de sua filha e dizer que "não incomodasse mais o mestre". Jesus era maior que tudo isso. Jairo recorreu à pessoa certa. Ninguém mais tinha poder e autoridade como Jesus tinha.
A mulher hemorrágica venceu a si mesma e também foi até Jesus. Ela própria havia sido vencida pela falta de resultados que obteve com os médicos. Perdeu todos os seus recursos financeiros com eles, sem obter a cura de que tanto necessitava. Por 12 anos foi considerada como imunda pela comunidade judaica, sem poder se aproximar das pessoas. Isolada por ser imunda. Foi assim que ela viveu nesses 12 anos. Sem dignidade. Mas ela venceu tudo isso e foi até Jesus, pois reconheceu que Jesus era maior que a vergonha e o embaraço que ela sentia perto das pessoas. Ela venceu seu complexo de inferioridade e foi ao encontro de Jesus. Venceu a si mesma, venceu a multidão e venceu o medo de ser rejeitada por Jesus. Ela creu Nele! Creu que Ele era maior que seus complexos, que seu medo e enfermidade, e até mesmo maior que sua "imundícia". E era verdade, o amor e a graça de Jesus supriram aquilo de que ela necessitava!
Jesus é a fonte, Ele é a luz do mundo e quem O segue jamais será cegado pelas trevas da incerteza, do medo, das opiniões e estatísticas pessimistas que nos rodeiam, da vaidade e glória humanas. Quem segue a Jesus, quem crê nele, vai caminhando além das circunstâncias. Crer em Jesus é viver com os olhos e a vida firmados sobre a realidade imutável de que o nosso Deus é soberano e poderoso sobre todas as coisas, pessoas, governos, enfermidades e sofrimentos. Ele é soberano sobre Satanás e seus demônios e até sobre a morte e o inferno! Jesus é sobre todas as coisas e todas as coisas subsistem por Ele (Colossenses: 1:17)! Ele precisa ser nosso alvo maior, nossa realização, nosso anseio!
O próprio Jesus esvaziou-se de Sua glória, venceu a desonra, o medo, a traição, a infidelidade, a miséria humana, suportou a cruz e venceu a própria morte, para nos alcançar. Somos o Seu alvo. Alvo do Seu amor infinito! Ele venceu o mundo para que fôssemos alcançados por Ele. Jesus rompeu todas as barreiras, rasgou o véu, pra que tivéssemos livre acesso a Ele.
Ter fé em Jesus é confiar em Sua Supremacia, em Seu poder e soberania diante de tudo. Ter fé em Jesus é se alegrar além das circunstâncias, sabendo que somos dEle na vida ou na morte. Não significa ser um super-herói hipócrita e legalista, negando o sofrimento humano. É importante lembrar, que nem tudo termina do jeito que queremos que termine. Mas seja qual for o final, Jesus prometeu que sempre estaria conosco, nos bons e nos maus momentos. E a companhia dEle é a melhor, mais poderosa, esperançosa, maravilhosa e linda que alguém pode ter. O grandioso Criador do universo está bem pertinho daqueles que crêem nele e que o buscam e esperam nEle! Aleluia!
Onde temos firmado nossa fé? Em nós mesmos? Nossa justiça própria não é suficiente para nos manter de pé. Nossos títulos e ministérios não são firmes o suficiente para segurar nossas vidas. A aceitação e aprovação das pessoas não é suficiente para trazer a cura de que necessitamos. Jesus é a Rocha que permanece firme de geração em geração. Precisamos vencer este mundo, os problemas, nós mesmos, e correr para Ele. A vitória que vence o mundo é a nossa fé. Ainda que, como Pedro, pareça desmaiar às vezes diante das ondas e dos ventos, temos a segurança de que, se estivermos perto de Jesus, Ele torna a nos levantar. Crer em Jesus não é ser uma "figura de perfeição", é saber que quando andamos com Ele, Ele mesmo nos torna santos.
Ajuda-nos Senhor! Ajuda-nos a colocar nossa fé somente em Ti! Dá-nos uma visão nítida da Tua glória e grandeza, de forma que tudo mais seja passageiro para nós, atrai-nos a Ti Senhor! Atrai Tua igreja de volta para Ti Jesus. Só Tu és a fonte, amado Jesus! Sê adorado através da vida de cada um que lê este blog, sê exaltado Senhor! Traga cura, graça, restauração para os que se sentem desanimados pelas circunstâncias, por causa de si mesmos, por aquilo em que têm sido vencidos. Traga graça Senhor. Que Tua palavra de poder venha contra toda opressão do inferno na vida dos meus irmãos. E que o sustento da Tua mão se faça presente, levantando a cada um que está abatido! Cremos em Ti Senhor Jesus! Cremos que tu és o mesmo para sempre e depositamos nossa fé somente em Ti! Te amamos Senhor e oramos em nome de Jesus! Amém.
Que o Senhor Jesus abençoe e sustente a todos!

Nenhum comentário: